medicina em mnemónicas #2

os nervos craniamos

(imagem daqui)

Não é a minha favorita, mas foi a primeira e a primeira a gente nunca esquece. Para além de ser, provavelmente, a mais útil das que aprendi até agora. Uso-a frequentemente e é ver-me no exame a contar pelos dedos até chegar ao nervo que quero.

Ora, os nervos cranianos são nervos que saem directamente do cérebro, como podem ver ali em cima. São muito lindos (eu sei, eu sei, a malta da medicina é um bocado esquisita) e muito úteis, porque nos permitem cheirar, ver, mexer os olhinhos (isto lembra-me uma anedota…), sentir a face, mastigar, mexer a língua e por aí vai.

Então e a mnemónica? Já vai, já vai. É gira e eu gosto muito dela. Mas, descobri eu recentemente, quando em pesquisa intensa para esta nova rubrica, que não é, das várias existentes para decorar esta estucha, aquela que melhor preenche os requisitos infra (o post anterior está ali em baixo, logo é infra) citados: giras, escabrosas ou pelo menos parvas.

OLd OPie OCcasionally TRies TRIGonometry And Feels VEry GLOomy, VAGUe And HYPOactive.

Que é como quem diz, o velho Opie ocasionalmente tenta trigonometria e sente-se muito deprimido, vago e hipoactivo. As letrinhas maiúsculas são muito lindas, mas decorá-las é grupes, portanto sabendo a frase já chegamos lá (ou vamos chegando, que eu passo quase sempre dois anos a tentar lembrar-me do segundo – o que não é grave, porque quando preciso da mnemónica nunca é por causa dele).

Gosto desta mnemónica. Faz-me sempre lembrar um velhinho simpático, que resolve, um dia, para atrasar aquele senhor alemão ou para ajudar o neto, aventurar-se na trigonometria. Mas pronto, a cabeça já não é o que era, os números dos livros são cada vez mais pequenitos e o senhor, coitado, lá desiste, triste da sua vida.

 Mas, descobri eu, há outras. Muitas e para todos os gostos:

Para os adolescentes de hormonas aos saltos:

Oh, Oh, Oh, TTouch And Feel Vagina, God Vaginas Are Hot

Para os fãs de Harry Potter:

Oh, Oh, Oh, They Traveled And Found Voldemort Guarding Very Secret Horcruxes

Para os amantes dos têxteis:

Oh, Oh, Oh, TTouch And Feel Vintage Green Velvet, Simply Heaven

E para os que gostam das celebridades:

OlOprah Occasionally Trots Triumphantly About, Farting Velveeta Globs, Vaunting Accolades Hysterically

Se quiserem, há mais aqui, mas acredito que estas já vos cheguem para saberem os nervos cranianos na ponta da língua.

.

Para quem quiser saber, fica a correspondência (eu sei, eu sei, aqui vocês já mudaram de blog, mas deixai lá, o contador já vos anotou a visita, pimbas!):

OLd – Olfactivo (para cheirar)

OPie – Óptico (para ver)

OCcasionally – Oculomotor (para mexer os olhinhos, a pálpebra superior e contrair e dilatar a pupila)

TRies – Troclear (também é para mexer os olhinhos)

TRIGonometry – Trigémio (sensação na carinha e mexer a boquinha para comer; quando inflamado, dá aquela que dizem ser a pior dor que existe)

And – Abducente (mais um para os olhos)

Feels – Facial (musculatura da face; paladar de 2/3 da língua)

VEry – Vestibulococlear (para ouvir e para o equilíbrio dependente do ouvido interno)

GLOomy – Glossofaríngeo (paladar do outro terço da língua e outras coisas)

VAGUe – Vago (músculos da garganta, para falar e respirar; vai até lá abaixo, ao sistema digestivo)

And – Acessório (controla o meu adorado esternocleidomastoideu)

HYPOactive – Hipoglosso (para dar à língua)

E pronto, assim termina a primeira lição do Medicina em Mnemónicas. Ide em paz e Hipócrates vos alumie. Ou então não, pronto, que o óleo das candeias está caro e assim como assim isto também só é giro para quem gosta.

7 thoughts on “medicina em mnemónicas #2

  1. DNC diz:

    Gargalhei!!! Muito bom!

    (Eu sou fã de Harry Potter!)

  2. Borboleta diz:

    Eu gosto das duas coisas (de algumas coisas muito básicas de medicina – gosto de tentar descobrir tudo o que vem em TAC e exames afins, por exemplo) e adoro mnemónicas.

  3. bee diz:

    fica aqui comprovado que nunca poderia ter tirado um curso de medicina…. só para decorar a mnemónica, eu já devia precisar de outra mnemónica 😛
    a sério, admiro imenso essa capacidade de memória!

  4. Anónimo diz:

    Oh! Oh! Meu Pateta, Tu Mandas Fazer A Guerra Porque És Grande!

  5. Anónimo diz:

    Os Ovos Mexidos Parecem Trampa Mas Fritos A Gente Papa E Gosta

Deixe uma Resposta

