Torturada. É torturada que me sinto.

3 thoughts on “

  1. AEnima diz:

    Ola! Vim ca visitar-te!
    E posso adiantar-te algumas, mas nao todas, explicacoes para o aumento da despesa com a saude. Uma delas e’ o natural envelhecimento da populacao, que necessita de mais cuidados na velhice. Outra e’ obviamente o avanco tecnologico que usa terapias cada vez mais caras como tratamento. Outra e’ a evolucao do estado de saude geral da populacao, como por exemplo, o crescimento galopante da obesidade, que acarreta custos de saude incriveis. Outra ainda sao as expectativas aumentadas da populacao. Ha poucas decadas atras corria-se para o medico por questoes de vida ou morte, hoje em dia a populacao sente-se no direito de obter cuidados de saude primarios, testes de diagnostico para tudo e mais alguma coisa, cuidados dentarios e de oftalmologia (que ate ha pouco nao era oferecidos), proteses de ancas e joelhos que eram poucas realizadas ha uma decada atras e hoje em dia sao oferecidas aos milhares e cada vez a pacientes mais idosos (em casos que antigamente nunca operariam) entre muitos outros (e nao estou aqui a criticar, so a constatar). Um outro motivo e’ aumento limiar da fronteira de tratamentos de saude. Ha tratamentos que agora se oferecem como cuidados de saude que antigamente era considerados puramente esteticos/cosmeticos. Por ex: implantes mamarios apos mastectomias sao comuns, mas ja implantes mamarios pq a mulher sofre de depressao e baixa auto-estima, nao eram oferecidos no SNS e agora ate sao, assim como implantes dentarios etc, antigamente considerados cosmetica e so pagos privadamente e hoje em dia nao.

    E depois ha toda a celeuma da gestao dos orcamentos. Eu acho que as parcerias publico-privadas na saude tem contribuido em muito para aumentar as despesas de saude. Em teoria, deveriam baixar, quando servicos pagos pelo SNS podiam ser realizados com mais rapidez e eficiencia nos privados e diminuir as listas de espera no SNS e deixando recursos livres para outras terapias. Na practica nao e’ bem isso, os precos negociados nos contratos sao altamente vantajosos para os privados e perde-se muito em eficiencia.

    Mas isto sao so algumas constatacoes. Nao estou a advogar que se deve cortar aqui ou ali.

    • Mariana diz:

      Olá, bem vinda! E sim, eu sei isso tudo. Eu sou estudante de medicina mas já não tenho 18 aninhos 😉

      (e não me parece nada bem tu vires visitar-me e eu não poder retribuir 😉 )

      • Anónimo diz:

        Desculpa-me… eu fechei o blog o ano passado depois de uns tempos complicados. Não está privatizado… está mm só pa mim. Um dia destes da-me da telha e abro-o de novo.

Deixe uma Resposta

