promessa de natais futuros

Tu não gostavas do Natal. Dizias sempre que era uma época difícil, por causa de todos os que já tinham partido. Nós achávamos que eram poucos, só o teu pai e ainda por cima há tanto tempo. E os avós, mas esses há mais tempo ainda e, parecia-nos, natural na tua idade. Mais recentemente o tio e aí já percebemos melhor, afinal ele também nos faltava a nós.

Custava-nos muito que não gostasses do Natal. Porque para nós o Natal era feliz e não percebíamos como poderia não ser. E azucrinávamos-te a cabeça, tentávamos dar-te a volta, para que te juntasses a nós e à nossa alegria.

Este ano não vai ser Natal para nós. Não vai haver a mesa posta com tanto cuidado pelas tuas mãos, cheia de estrelinhas douradas e velas vermelhas. Não vamos ouvir vezes sem conta aquele disco das músicas de Natal em coro africano. Não vamos dar-te uma prenda, um beijo, acabar a noite no sofá, depois de toda a família ter ido embora, a ver filmes antigos enrolados em mantas. Este ano não há Natal porque tu nos faltas.

E por isso esta promessa que agora faço tem data marcada. Não começa este ano, espero que comece no próximo. Não vou – não quero – deixar que o Natal deixe de existir para mim. Não vou ser como tu eras – e eu percebo agora por que o eras – por me faltares tu. Quero viver todos os Natais com a certeza de que estás aqui, em mim, em nós. E nos filhos que ainda não tenho e pelos quais vou aprender a gostar do Natal outra vez.

Anúncios

3 thoughts on “promessa de natais futuros

  1. Filipa diz:

    Acredito que vos vá custar muito. Mas, do (muito) pouco que vos conheço, percebo a vossa força e a vossa vontade de viver. Força Mariana! Beijinho muito, muito, muito grande.

  2. Filipa B diz:

    Percebo-te muito bem pelas mesmas razões, mas a minha mãe gostava do Natal. Vamos ter de o continuar a fazer por causa de sobrinhos, mas por mim acabava 😦

  3. São João diz:

    Não pelas mesmas razões mas odeio o Natal. E não sei se algum dia irei gostar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: