um país de mamas pequenas

Sair para comprar soutiens em Portugal é tarefa que requer preparação psicológica, os níveis de frustração poderão roçar o insuportável. Confesso que já desisti de entrar em várias lojas quando o objectivo é esse, já que nunca encontro lá nada que me caiba. Uma dessas é a Women’s Secret, onde uma vez perguntei a uma menina por que raio não havia soutiens de copas acima de B e, preferencialmente, sem enchimento, passando ela a explicar-me que tinham feito um estudo de mercado para a população portuguesa e que não valia a pena ter copas maiores, já que a maioria das mulheres usa copa A ou B. Somos, portanto, um país de mamas pequenas. Eu até discordaria, mas ela estava tão certa da sua resposta – pareceu-me que ensaiada mil vezes de tantas que já lhe tinham feito a pergunta, o que, lá está, reforça o meu desacordo – que eu agradeci e me vim embora.

Mas se comprar soutiens já era difícil, especialmente se quisesse uma coisa minimamente bonitinha, imagino que agora, grávida, o problema cresça exponencialmente. E não me venham com a história dos soutiens de gravidez e de amamentação, essas tendas de circo tristes e apagadas, com estranhas aberturas e um ar de trilhar dedos. Essas coisas tão práticas como um pacote de leite, sem um pingo de sensualidade, que sustentam e resguardam mas não sugerem nada de interessante. Incomoda-me esta vontade da sociedade de reduzir as grávidas e as mães a seres maternais e bovinos, assexuais, pouco mais que uma extensão das suas crias. E custam-me as mulheres que se encaixam neste papel, que reprimem o seu lado mulher em favor do seu lado mãe, como se não pudessem, não quisessem, não soubessem ser as duas.

Anúncios

26 thoughts on “um país de mamas pequenas

  1. ritamaria diz:

    O que tu queres é a Figleaves. Bónus: está em saldos e eu tenho feito boas experiências com a Freya, que deixa as tuas mamas com formato de mamas em vez de as transformar em esferas perfeitas como se tivesses pago por elas.

    (a esse nível, Portugal é uma anedota. A resposta a “a maioria das mulheres só usa A e B” é “sim, eu sei que 90% das mulheres usa o tamanho errado”. This much said, o Corte Inglés tem muita coisa, embora seja caríssimo)

    • Mariana diz:

      Não conheço a Figleaves, onde é? É online ou loja física?

      • ritamaria diz:

        É online, é inglesa. A mim chateava-me um bocadinho ao início, mas as marcas são muito boas e os preços, sendo caros na mesma, são difíceis de bater. E agora que conheço algumas das marcas já me engano muito poucas vezes.

      • Mariana diz:

        E dá para devolver? Detesto comprar coisas online, eu preciso de experimentar… E agora de mamas novas ainda pior, sei lá bem que tamanho visto.

      • ritamaria diz:

        Dá pois e são rápidos a devolver-te o dinheiro ou a mandar-te um novo, como preferires. Mas tens de te medir antes, claro – e essa parte é um bocado chata porque tens de ir procurar as medidas de cada marca (por isso é que engatei um bocado em duas ou três).

  2. anageorge diz:

    Experimenta a Figfort que é uma marca portuguesa. Tens no Corte Inglés onde há algumas promoções. mas também noutras lojas de lingerie.

    • Mariana diz:

      Vou procurar, obrigada pela sugestão. Mas a Rita ali em cima tem razão, o Corte Inglês é caríssimo.

      • anageorge diz:

        Para esta marca, é o mesmo preço que numa retrosaria numa cidade do interior, e de vez em quando tem promoções de 20%, 30%, mesmo fora dos saldos. Quando preciso, vou lá porque sei que vou encontrar e pago um pouco mais mas saio com algo bom, e português.

      • Mariana diz:

        Obrigada, assim que conseguir vou lá espreitar.

    • ritamaria diz:

      A Figfort é bastante boa, sim, também fiz essa experiência, embora não adore a tal sagrada forma redonda absoluta.

  3. Como te entendo!…
    Não somos um país de mamas pequenas, mas somos, de certeza!, um país onde só as mulheres com mamas pequenas podem comprar um soutien barato. As que têm mamas grandes e não têm dinheiro, ou qualquer noção do ridículo, compram um soutien onde, claramente, não cabem… O.o

    É onde gasto mais dinheiro e valem cada cêntimo 😉

    p.s. quanto aos das grávidas…ora bem, não me posso pronunciar. Mas sim: parecem tendas… ;D

  4. Izzie diz:

    Ah, já não pertenço ao clube das mamas piquenas. Outro dia descobri que visto muito bem o 95 C. Ou o 100 B, mas isso já não interessa nada (o meu problema é mais costas largas, enfim)

  5. Mac diz:

    Nas duas gravidezes não usei os ditos soutiens para grávidas, continuei com os normais, mas maiores, porque já sabes, o peito aumenta. Já nas amamentações, tive de me vergar, apesar de alternar soutiens de amamentação com os normais, porque não me queria ver com aquilo todos os dias, dou a mão à palmatória, não dá jeito nenhum e acredita que é um alívio usar os de amamentação 🙂

  6. Filipa B diz:

    A Women Secret tem copas C e D, eu tenho (de um número grande e sem enchimento). Pergunta pelo modelo “redutor”.

  7. Ana Sofia diz:

    Pois eu sofro exactamente do contrário. 😦 Se antes de engravidar elas já eram pequenas (só na gravidez é que tirei a barriga de miséria), depois da amamentação fiquei com 2 conjuntos de peles ou, como já li algures, 2 saquinhos de chá usados. 🙂
    Por isso, sei bem o que é pedir soutiens 32-A e mesmo assim ter que dizer… ” não dá, fica grande”… e assistir ao ar incrédulo das funcionárias!

    Na gravidez comprei uns soutiens na intimissimi sem enchimento (mas com armação), o tamanho acima do meu), super confortáveis, usei até ao parto. Depois disso nada a fazer. Na sua (grande) generalidade, os soutiens de amamentação são feios e muitos deles, para além de caríssimos, altamente desconfortáveis.
    Onde encontrei os modelos mais normais, ou menos feios: Woman Secret, H&M, Pré-Natal. 🙂

  8. Inês diz:

    Aconteceu-me exactamente o mesmo. Descobri soutiens bonitinhos e confortáveis na Pré-Natal. Na Triumph também há muitos tamanhos e são bem giros. Quanto aos de amamentação, muito sinceramente, nunca me deram jeito nenhum, é mais prático desapertar e voltar a apertar no fim.

  9. Filipa diz:

    Comprei uns porreiros, de gravida, na Women’s Secret. E olha que o meu peito até estava um pouco (muito) grande…

    (Desejo-te boa sorte para a subida/descida de leite. Fiquei com duas bolas de futebol no lugar das mamas… Um desespero. Mas uns dias depois tudo volta ao “norma”.)

  10. Anónimo diz:

    Já passei pelo mesmo (e até pela situação de mamas de Grávida e de soutiens de amamentação). E, em desespero, encontrei isto: http://damadecopas.pt/. Têm loja e Lisboa e no Porto. Apesar de carotes, duram e duras…e duram.

  11. snowgaze diz:

    Tenho copas C e D da Womens Secret. Acabo por comprar a maioria na Triumph, no entanto. Da última vez que lá fui a funcionária disse-me que as copas grandes são sempre as primeiras a acabar, claramente não há oferta no mercado para a procura…

    @Rita não conhecia a Freya, também vou experimentar 🙂

  12. C diz:

    copas e mais copas…, mas vocês amam as vossas mamas ou não?
    isso é que é importante! : ) : )

    os soutiens são uma maçada, a maioria têm aqueles arames de armação que acabam por magoar ou enchimento para insuflar o decote que o que faz é apertar as mamas de uma forma desconfortável e nada anatómica. É difícil encontrar soutiens que gostem de mamas e que ao mesmo tempo sejam confortáveis, que tenham um desenho que conjugue delicadeza e maturidade estética e ainda, muito essencialmente, possam ser suaves ao toque.

    cuidado e carinho em forma de massagem:
    p.116 e 117
    http://books.google.co.uk/books?id=225qNP0JKzsC&pg=PT58&lpg=PT58&dq=female+deer+exercise&source=bl&ots=6FVaMrxf7p&sig=EEyiyjnbuJPivqxBi-4V5TTTiJk&hl=en&sa=X&ei=lWz_UKz7Fs-7hAe7xoHgBg&sqi=2&ved=0CGMQ6AEwCA
    (não sou especialista de Chi Kung, mas acho que massajar (em self ou em cooperação) é sempre bom.)
    (! não sei se é aconselhável fazer esta massagem durante a gravidez, por isso, se vos aprouver fazê-la pf procurem informação junto dos vossos médicos)

    livro que partilho e faço circular pelas minhas amigas mais próximas,
    e agora tb aqui o link com as leitoras dest blog:
    http://books.google.co.uk/books/about/The_female_pelvis.html?id=jQAKAQAAMAAJ

  13. Maria Bê diz:

    Miss,
    Eu fui à Etam e encontrei soutiens maiorzinhos e não muito caros — chateava-me gastar um dinheirão em soutiens temporários. Fui de um 34A para um 34D em menos de nada e foi o que me valeu. Também comprei um ou dois da Triumph.
    Quanto à amamentação, usei os de grávida com adaptações: (1) descosi/cortei a alça à frente; (2) cosi a pontinha da alça da frente uns três dedos abaixo do sítio onde estava, de modo a poder dobrar a copa para baixo e deixar a mamoca “a jeito”; (3) cosi um gancho na copa e um aro na alça, de modo a poder recriar a forma do soutien. Isto permite-me continuar a usar soutiens bonitos e que fazem um peito direitinho e não em formato tenda. Tive foi de retirar os aros, nesta segunda incursão pela maternidade a mama direita entupiu cinco vezes à custa disso (no kidding). Se não tiver sido clara posso enviar-te uma foto. Espero que ajude!
    Um sorriso!

    • Luna diz:

      Claro que de soutiens de maternidade não percebo nada, mas os meus soutiens preferidos e mais confortáveis, comprei-os na aerie (adoro!). e aliás, cuequinhas também. sinto muita falta de certas lojas americanas.

  14. Luna diz:

    É verdade sim senhora, e é ainda mais vergonhoso em lojas que vendem exclusivamente lingerie só tenham até à copa B – a oysho finalmente introduziu a copa C, mas só nos básicos (os todos lisos em branco, preto ou beije).
    Eu que nunca fui mamalhuda, de repente engordei uns quilinhos e os 34 copa B que tinha deixara de servir, e não conseguia encontrar 34 copa C, o que é ridículo.

  15. Teresa diz:

    Experimente passar na Dama de Copas (Lisboa/Porto). Também tem soutiens para grávidas. E é tudo tão bonito e há um ajuste perfeito entre copa e costas, coisa que nunca encontrei nas marcas no mercado português. Para uma copa grande nunca conseguia costas pequenas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: