blogging 101

ou o que é um blog, para principiantes

Se escreves um blog, chegará, quase inevitavelmente, o dia em que te entrará porta adentro um covarde anónimo a insultar-te. Faz parte, tipo ritual de iniciação. O primeiro vai fazer-te mossa. O segundo, eventualmente, também – depende de quão directo for o insulto, de vir de alguém que, ainda que no anonimato, te conhece, da particular maldade do comentador. Depois, se queres continuar nisto dos blogs, hás-de ganhar carapaça e adoptar uma ou duas regras básicas para o teu blog.

Ora, entrar no meu blog é como entrar em minha casa. Uma casa de portas bastante mais abertas, claro, mas que não deixa de ser a minha casa. O que significa que, apesar de eu não ter propriamente uma placa a dizer “reserva-se o direito de admissão”, como os bares tinham em tempos (até podia ter, mas dava uma trabalheira e só podia ser lida por pessoas a quem eu desse autorização expressa e o objectivo nunca foi esse), aqui só me insulta quem eu deixo. Sou veementemente contra a censura, mas sou ainda mais contra a violência, sobretudo a que chega sob a capa da covardia (apesar de, deixem-me dizer-vos, caros anónimos, poderem ser encontrados via endereço de ip, se por acaso algum blogger que insultarem decidir queixar-se à polícia). Portanto, querem insultar-me terão de o fazer de forma inteligente e terão de o fazer às claras. E mesmo assim reservo-me o direito de decisão de pendurar ou não na parede de minha casa o vosso insulto – terá de ser mesmo muito bom. Porque, pensem lá, se eu chegasse a vossa casa e vos insultasse vocês deixavam-me ficar alegremente ali? Não sejam tontos, além de covardes.

Para tudo o resto estejam à vontade. Querem participar de uma discussão, de forma crescida e construtiva? Força! Querem dizer-me que estou enganada pelas razões a, b e c, pensadas e racionais? Be my guests. Insultos lamento, já não tenho idade para essas pegas tolas de escola primária, com puxões de cabelos e desafios de língua de fora.

6 thoughts on “blogging 101

  1. Izzie diz:

    Mesmo na sua casa, um gajo nunca está livre de um maluco lhe espreitar à janela. Mas sim, se é para insultar, que seja com inteligência, que o argumento da inveja (bocejo) é do mais trivial e aborrecido (para não dizer patetinha) que há.

  2. Anónimo diz:

    Adopto a mesma filosofia na minha casa 🙂

  3. rita maria diz:

    Chamaram-te inbejosa? Inbejosos!

  4. DNC diz:

    Aqui há uns tempos também tive uns problemas com anónimos e este teu post fez-me lembrar aquilo que na altura escrevi: Na minha casa e na minha vida, só é bem vindo quem vem por bem. Os outros que se f****!

    😉

  5. Vespinha diz:

    Vozes de burro… 🙂

  6. Maria Bê diz:

    Francamente, pá, tens um blog tão porreiro que me custa acreditar que tenhas um emplastro. Que seca!
    Um sorriso ultra doce para compensar!

Deixe uma Resposta

