dores de cabeça da pré-maternidade

A criança ainda está longe de chegar e as dores de cabeça já começaram.

Já escolhemos o carrinho que nos parece melhor para a topografia da nossa cidade, que tem muito paralelo e muita calçada portuguesa. E agora, compramos alcofa ou só o ovo? E compramos base isofix ou não vale a pena e o cinto chega? Ah, com o cinto não fica assim muito fixa, se calhar compramos base. E compramos base para o ovo ou uma universal que já dê para a cadeira que vier a seguir? E essa universal, dará para o carro da mãe? E para o do pai? O site diz que dá para os dois, os manuais dos carros confirmam mas se calhar é melhor irmos lá abaixo verificar. Ora porra, o da mãe diz que tem sistema isofix mas não tem, parece que era um extra gratuito mas que tinha de se requisitar e o dono anterior do carro não deve ter pedido. Então e agora? Trocar de carro não dá, dará para mandar instalar o sistema isofix? E desistir disto tudo e ir morar para o campo e andar com o puto sempre numa sling?

20 thoughts on “dores de cabeça da pré-maternidade

  1. Filipa diz:

    A base dá para prender com o cinto de segurança. O carro do meu marido não tem sistema isofix e usamos na mesma a base presa dessa forma. Na minha opinião fica mais seguro.
    Já percebi que optaste por outro carro que não o que inicialmente tinhas gostado. 🙂 Acho que fizeram bem. Soubesse o que sei hoje…

    • Mariana diz:

      Optámos pelo Quinny Buzz, parece que os pneus lhe dão mais estabilidade. Mas a base isofix deste não dá para prender com os cintos, acho…

  2. Uma palavra para ti: marsúpio!

    • Mariana diz:

      Tá na lista! Esse em princípio emprestam-nos, mas quero uma sling para os primeiros tempos.

      • innocent bystander diz:

        sim , sling é mais aconchegante nos primeiros tempo. Apesar de depois o peso ficar só num ombro. Eu uso os dois

  3. Anónimo diz:

    Claramente não foram à loja certa! Mas eu sou suspeito… Não consigo resistir…. http://www.babydetails.pt

    • André diz:

      Não era para ficar anónimo, não sei como isso aconteceu! Sorry.

      • Mariana diz:

        Caro André, e o que é que essa informação, além da publicidade (muito mal) encapotada, acrescenta ao meu problema? Vai pôr-me isofix no carro, uma vez que é disso que se fala? É que eu escolher tudo já escolhi e a preços MUITO mais simpáticos que os dessa loja. Design para putos é coisa que me ultrapassa, confesso, como me ultrapassa gente que dá 300€ por um berço em que o bebé só deve dormir 3 meses ou uma cadeira de papa a quase 500€ quando as do Ikea, que custam menos de 50-100€ fazem exactamente a mesma coisa. Antes pôr esse dinheiro numa conta poupança para a criança.

  4. André diz:

    Bom dia, já percebi que a minha publicidade não foi muito bem recebida… Até hoje tinha sempre conseguido evitar fazê-lo, mas por algum motivo deixei-me tentar e não foi boa ideia…. As minhas desculpas…. Sobre os preços, um bmw é sempre mais caro que um fiat…
    Sobre as suas duvidas:
    Isofix – não há muitas marcas de carros que permitam instalar o sistema sem ser de origem, mas há algumas….
    Há bases isofix que podem ser usadas com isofix ou cinto, e que são compatíveis com esse carrinho que escolheu (posso fazer publicidade a uma marca? – cybex aton2 e respectiva base…).
    Se me perguntar não diria que a base isofix é indispensável, gastava mais depressa o € numa alcofa apesar de toda a gente lhe dizer que é um desperdício.
    Os slings são muito bons, e os marsúpios também, mas tem objectivos diferentes….
    Uma vez mais as minhas desculpas se incomodei…

    • Mariana diz:

      Obrigada pela informação e pelo pedido de desculpas. Um bmw é mais caro que um fiat, obviamente, mas aí a comparação é injusta porque não está a comparar só design, está a comparar segurança e performance numa escala em que ambas diferem significativamente – não é o caso dos exemplos que referi.
      A base isofix a nós parece-nos indispensável porque não nos sentimos seguros com o ovo instalado só com o cinto – já testámos e balança muito. Além disso, prender o ovo com o cinto de cada vez que se entra no carro é uma chatice, sobretudo se pensarmos que podemos ter um bebé pequeno a dormir tranquilo no ovo. É pela segurança mas também pelo aspecto prático do tira e põe diário.
      Claro que a sling e o marsúpio têm objectivos diferentes, se tivessem o mesmo não teria ambos na lista.

      • Filipa diz:

        Mariana, mas mesmo com a base tens de prender o ovo com o cinto. Pelo menos, nós temos. Mas demora um segundo. A base está sempre fixa, encaixas o ovo e passas o cinto. Tão simples como isso.
        O marsúpio é muito fixe… Pena a minha criança nao lhe achar piada! 😉 se precisares de um, diz. Posso emprestar-te. Tenho o da Chicco.

      • Mariana diz:

        Não é preciso, Filipa. Pelo menos esta da Maxi Cosi (ou Bebe Confort, consoante os países) não precisa de cinto para o ovo, depois de instalar a base o ovo encaixa na base e é só isso.
        Obrigada pela oferta, mas acho que o teu pequenito vai gostar mais do marsúpio daqui a uns meses, vais ver. Pelo menos as pessoas com quem falei dizem-me que não é muito prático no início, mas que depois é excelente *

  5. Anónimo diz:

    Eu tenho uma base isofix e não precisa de cinto, é só encaixar o ovo. é muito prático sim. Aconselho,a quem puder, claro.
    Marta

  6. Anna Blue diz:

    Por aqui também se optou por uma base, mas não a isofix (muito cara para a nossa bolsa). O cinto prendia-se na base e o ovo encaixava nela, o que tornava prático a tarefa herculiana de o tirar e colocar. Quanto à opção da alcofa, eu pessoalmente optei por comprar uma, que foi onde o puto dormiu até aos 3 meses e não me arrependo nada. Sempre achei que ele ficava mais aconchegadinho ali do que na caminha dele. O que é certo é que desde dessa altura nunca mais tive a alcofa em casa, tem estado a rodar pelos filhos dos meus amigos.

  7. Queen of Hearts diz:

    Eu inicialmente não usei base isofix, só agora na fase da cadeira 0+/1, mas noto bastante a diferença em termos de estabilidade. Nós continuamos a usar o ovo num dos carros (atrasar o mais possível a compra de uma 2ª cadeira, já que este ovo é gigante) e ele realmente abana de uma maneira que a nossa base isofix não permitiria nunca.

    Quanto ao sling e ao marsúpio, desde os primeiros meses que o meu gosta do marsúpio. Com o sling nunca quis nada. Ele sempre teve alguma facilidade em se segurar (e segurar o pescoço) numa postura mais vertical, e nunca gostou (mesmo em RN) de andar deitado; por isso comecei a usar o marsúpio logo que achei possível, ao fim de pouquíssimo tempo, um da Chicco que teoricamente dá a partir dos 0m.
    E o puto continua a gostar, com quase 1 ano e meio; tanto, que nos sentimos encorajados a comprar um marsúpio maior quando ele deixou de caber naquele, mesmo tendo gasto uma pequena fortuna (é relativo, mas para uma forreta como eu é uma pequena fortuna). No entanto, tem rendido e continuará a render, porque é extremamente confortável, bastante almofadado e reforçado em todos os sítios certos, distribui o peso de uma forma bastante confortável, dá para usar nas costas… Como nós somos uns belos amigos do laró, usamos muito para passear, em vez do carrinho. E para ir às compras também. Marsúpio fan, here.

    • Queen of Hearts diz:

      Quanto à alcofa, um dos motivos principais por que escolhi o carrinho do meu filho foi o ovo totalmente reclinável em alcofa. Este 2 em 1 foi muito prático sempre que ele adormeceu fora de casa, concedo. E no sentido em que o ovo, pela concavidade que tem, não deve ser usado mais do que x tempo por dia. Mas em casa usei – até sensivelmente aos 4 meses dele – uma alcofa menos rígida (tipo Moisés, como lhes chamam os brasileiros) para ele dormir. Ficava lá muito aconchegadinho.

  8. Filipa diz:

    Esquece tudo o que escrevi nos meus comentários anteriores. A base que nós prendemos com o cinto é a do carro do marido, que nao tem sistema isofix. Nesse caso, o cinto também prende o ovo, mas demoras cinco segundos a fazê-lo. O cinto fica sempre fechado e é só puxar e encaixar no ovo, na parte de tras. No meu carro, que tem sistema isofix montado, nao é preciso o cinto para nada. Mas eu continuo a prender o ovo com o cinto. Sinto-me mais segura assim. Isto tudo para dizer que o isofix seria a solução ideal mas, como quem nao tem cão caça com gato, podes sempre optar pelo sistema da base auto. Confere mais alguma estabilidade do que o ovo isolado. 🙂

    P.S. Quanto ao marsúpio… O meu dá até aos 9 kgs e pequeno rebento, gordo que só ele, já nao o deve usar muito mais tempo. Aconselho a compra mas, no meu caso concreto, foi dinheiro mal empregue dado o numero de utilizações.

  9. Maria do Mar diz:

    Olá! Gosto muito do teu blogue, e esta é a primeira vez que comento… também estou grávida, de primeira viagem, com sensivelmente o mesmo tempo de gestação… podes mencionar qual foi a marca e o modelo que escolheste para o carrinho e o ovo? Também ando tão indecisa, que a opinião de uma grávida mais bem resolvida do que eu ajudava,,,
    Obrigada,
    Maria do Mar.

    • Mariana diz:

      Olá Maria do Mar, bem vinda!
      Nós andámos a ver muita coisa e a tentar escolher muita coisa. Acabámos por nos decidir pelo Quinny Buzz porque tem pneus a sério que lhe conferem mais estabilidade em terrenos mais instáveis como paralelos e calçada portuguesa (a nossa cidade tem muito disso). Encomendámos o carrinho acompanhado de alcofa de um site alemão. O ovo emprestaram-nos um da BeSafe mas não fica muito estável no carro sem a base isofix, por isso estamos a pensar comprar um da Bebé Confort (ou Maxi Cosi, se mandares vir de fora, mas é o mesmo), que é o Pebble, com a base Family Fix que depois também dá para a cadeira Pearl, também da Bebé Confort (ou Maxi Cosi) que é até aos 3-4 anos.
      Vou fazer um post com os sites que vimos, poupa-se imenso dinheiro se não se comprar cá, infelizmente.

      Espero ter ajudado!
      Mariana

Deixe uma Resposta

