Eu sou do Benfica porque o meu avô era do Benfica. O meu avô, que durante o pouco tempo que cá esteve depois do meu nascimento era, parece, das minhas pessoas favoritas do mundo. O meu avô, que tinha em mim, também, uma das suas (quase) pessoas preferidas.

Contava a minha mãe que o meu avô era exigente e até um pouco severo, mas não comigo. Que me sentava no joelho e me dava do jantar dele, quando chegava tarde, a minha ceia e o jantar dele ali, juntos. O meu avô que se deixava desarmar pela neta desbocada, que dizia o que queria e sabia todos os palavrões desde que aprendeu a falar, fruto de um estranho passatempo da tia. Que quase se engasgava com as minhas saídas, entre o engolir a comida e a gargalhada. O meu avô e o trinaranjus de maçã, o escritório arejado, o anel de pedra vermelha, o carro cor de vinho e a águia na prateleira. O meu avô que partiu tão de repente.

Lembro-me pouco do meu avô. Quase nada, o pouco das fotografias e uns fiapos de memória perdidos e desgarrados. Não lhe sei o cheiro, não lhe sei o riso. Sei o pouco que me contam, mais nada.

E posso não saber o nome dos jogadores, não conhecer as tácticas, as tricas, os debates acesos de segunda de manhã. Posso não ter paciência para todos os 90 minutos de todos os jogos, posso nem ter opinião, muitas vezes. Mas não posso, não poderei nunca, mudar de clube. Porque eu não sou do Benfica por escolha. Sou-o por herança, por coração. É a única coisa que tenho do meu avô, isso e a vaga memória do seu sorriso.

2 thoughts on “

  1. Filipa diz:

    De clube não se muda!

    (por isso tenho de me antecipar ao homem cá de casa e convencer a criança a ser do FêCêPê. Acho que o teu marido pensa como eu) 😉

  2. Filipa diz:

    Tenho um irmão que é do Benfica por herança e socialização assim também do avô, era um amor assolapado e recíproco.

Deixe uma Resposta

