os últimos dias

Devia ser proibido fazer exames a 6 semanas do fim. Toda a minha vontade se concentra no que existe atrás do meu umbigo, que se mexe e agita lá por dentro. Queria sentar-me quieta, a contar os soluços que tens agora que aprendeste a engolir e, dizem, andas a tentar respirar (respirar dentro de água, filho? temos tanto que te ensinar…). Queria acabar o livro que ando a ler, dormir até mais tarde e depois dormir a sesta, sair para passear ao sol, aproveitar estas últimas semanas de uma paz que me preenche e me serena. Nunca fui tão serena e tranquila como nos últimos anos, vou sentir saudades disto, mas garantem-me que vales a pena a troca. Quero ir à serra, ao meu único banho de rio do ano, o último antes de to mostrar a ti, rio frio e escorregadio que é nosso desde sempre.

Tenho de desligar a cabeça, de a focar nos livros e folhas e coisas que um dia me permitirão salvar vidas mas que hoje são tão desinteressantes e banais e tão pouco importantes comparado com o que aí vem. Talvez com mais sossego deixasse de sonhar todas as noites com coisas que me doem fundo. Talvez dormisse mais em paz, nesta preguiça e nesta tranquilidade de já não aguentar as dores nas costas mas saber que um dia vou ter saudades de te sentir aconchegado aí dentro.

3 thoughts on “os últimos dias

  1. Filipa diz:

    Tenho pensado muito em ti e nesta tua maratona de exames. Gostava de te dizer para aproveitares estas últimas semanas de gravidez mas digo-te, apenas, que mais vale fazeres agora todo o esforço, por muito que isso te custe e que a tua atenção esteja noutro lado (perfeitamente natural!). Vai correr tudo bem, Mariana. “Só” falta o sprint final. 🙂

  2. Izzie diz:

    (pegando no tricot) esta juventude é uma miséria! Descansar? Gozar o momento? Ó menina, no meu tempo, andávamos a cavar batatas até rebentar as águas, íamos dar à luz atrás de um arbusto, punhamos o menino a tiracolo, e lá íamos outra vez agarrar na enxada.
    😉

  3. Wallis diz:

    oh, Mariana… coragem, sim?
    estou tudo a torcer para que corra tudo bem.
    beijinhos, força.

Deixe uma Resposta

