uma janela para a 3ª idade

Quando o Verão tinha 3 meses e nós os passávamos todos na praia, havia aquelas tontas que iam de cronómetro, para garantir que passavam exactamente os mesmos minutos de barriga para cima e para baixo, assegurando dessa forma um bronzeado perfeitamente uniforme.

São assim as minhas noites, agora, mas ao ritmo das dores nas ancas: X minutos deitada para um lado, dor, vira, ajusta as 371 almofadas, dorme; X minutos para o outro lado, dor, vira, ajusta as almofadas, dorme. Pelo meio acordo toda suada, com dores nas costas porque, acidentalmente, rolei e acabei de barriga para cima, com a bexiga cheia porque agora tem exactamente o tamanho de meia ervilha. Ah, as maravilhas da maternidade. E pensar que ainda podem ser mais 3 ou 4 semanas disto.

11 thoughts on “uma janela para a 3ª idade

  1. a.i. diz:

    Ohh, é assim tão grave? olha, tenho uma amiga que tá grávida de 36 semanas (ou 37 não sei bem) e diz que por ela passava mais dois meses grávida. Eu conheço-a desde criança e ela sempre dormiu de barriga para cima (muito estranho, nunca vi ninguém dormir assim – ela dorme com as mãos postas como os cadáveres no caixão tás a ver?) e agora com a gravidez isso é uma vantagem? ela não sofreu nada, nem enjoos, nem aumentou peso, nada. a única coisa é pés inchados.
    Mas de qualquer modo, o que eu queria perguntar com isto tudo é: então o dormir de barriga para cima ser bom para grávidas também é mito? é que sempre ouvi que quem dorme de barriga para baixo (eu) com a gravidez isso é impossível?

    • Mariana diz:

      Para baixo é impossível pelas razões óbvias 🙂 Para cima é perigoso, o peso do útero pode colapsar a veia cava inferior e provocar hipotensão e desmaios na mãe ou diminuir o fluxo sanguíneo para o bebé (felizmente dá sintomas à mãe primeiro, pelo que ela pode mudar de posição antes de afectar o bebé), pelo que é altamente desaconselhado.
      O meu maior problema tem sido o calor, as noites têm estado insuportáveis e como uma grávida de fim de tempo já é um bicho calorento, não tem sido nada fácil.

      • a.i. diz:

        🙂 bem, mesmo com calor estou a ver que a ti ninguém te enfia barretes nem cantigas. Não percebi metade das palavras que usaste, mas não faz mal, fico contente na mesma! (e obviamente nem sequer vou tentar explicar nada disso a esta minha amiga – ela é das que não liga peva às coisas com que outras grávidas e mães lhe enchem os ouvidos)
        muitas felicidades para tudo com bebé!

      • Mariana diz:

        Err… desculpa, defeito de fabrico. O que se passa quando as grávidas dormem de barriga para cima é que o peso do útero pode comprimir a veia cava inferior, que é basicamente a veia que leva todo o sangue da metade inferior do corpo de volta ao coração. Isso pode reduzir muito o sangue que chega ao coração e levar a crises de tensão baixa e mesmo a desmaios na mãe, por diminuir o sangue que é bombeado pelo coração para a frente, sobretudo para o cérebro. Também pode fazer mal ao bebé porque pode comprimir as artérias que levam sangue para a placenta, reduzindo-lhe assim o fornecimento de oxigénio.

  2. Filipa diz:

    Aguenta Mariana que já falta pouco (estas semanas finais são uma seca. eu passava as noites no sofá, a ver episódios do Castel, ou enfiada na cozinha, a comer bolachas. mas agora, dou por mim a recordar saudosamente a gravidez. vá-se lá entender…)

    • Mariana diz:

      Eu tenho passado as noites na cama, mal ou bem, até porque com os exames tenho mesmo de dormir. Mas não anda fácil, não 😉

  3. a.i. diz:

    haha, obrigada Mariana, obrigada mesmo!, quando disse que não percebi não estava a ser a chata que queria que explicasses melhor, mas obrigada, és muito querida. Agora já percebi, mas não valia mesmo a pena gastares o teu latim comigo:não estou grávida e falta tanto tempo para sequer considerar isso a sério que quando lá chegar de certeza já esqueci esta tua explicação maravilhosa-
    mas sorriso grande para ti na mesma

  4. Izzie diz:

    Eu cá já tinha dado ordem de despejo ao gaiato, uma nota de 20 e que se fizesse à vida ;P

  5. Wallis diz:

    Mariana, então aquelas almofadas xpto, tipo esta http://www.lojaviva.com.pt/catalog/141058-168323/criancas-e-bebes/puericultura/cuidados-mama/acessorios/dreamgenii-almofada
    não aliviam? pfff, tinha uma certa fé nisso.
    de resto, um beijinho e espero que as temperaturas baixem pelo teu bem, em particular.
    (mas olha, para nós o tempo passou rápido: ainda no outro dia “anunciavas” a gravidez e daqui a nada tens o Gil :))

  6. Wallis diz:

    (fui pesquisar e pus o link porque, como boa totó que sou, não conseguiria explicar)

  7. Vespinha diz:

    E agora com o calor deve estar a ser bonito, deve…

Deixe uma Resposta

