mamãs há muitas

O meu filho aprendeu a dizer mamã. O que seria um acontecimento deveras emocionante, estivesse ele efectivamente a chamar por mim. Não está. Para o meu filho, mamã (ou mamamamamamamamamã, como ele prefere) é um pedido genérico de socorro, dirigido a quem, no seu campo de visão, lhe parecer mais capaz de o acudir. Estando eu não há para mais ninguém, mamamamã é comigo. E até dava para me deixar enganar um bocadinho, pensar que o rapaz está mesmo a chamar por mim. Não estando eu vai quem estiver, que mamamamã serve a muita gente. Por enquanto.

6 thoughts on “mamãs há muitas

  1. Izzie diz:

    Não te queixes, que a primeira palavra do meu sobrinho do meio foi cão. Prioridades! (ele sempre foi doido por animais, coisas)

  2. a.i. diz:

    a interpretação que a minha mãe fazia dos meus mamamamamama, era que eu estava a chamar “má” a todas as pessoas que me pegavam ao colo, faziam festinhas ou que interagiam de um modo geral comigo…. E claro que mãe sempre contou esta história na perspectiva de “quem diz é quem é”…de maneiras que eu para todo o sempre fiquei conhecida na família como “a rapariga que chamava má às pessoas”. Perfeitamente injusto, humpf.
    😉

  3. Queen of Hearts diz:

    Para o meu filho, mamãs são todos os espécimes do género feminino com maminhas, especialmente se acompanhadas de pequenos humanos. Eu sou a mamã DELE, bem entendido, mas é capaz de se dirigir a uma perfeita desconhecida e chamar-lhe mamã. Porque as mulheres, na cabeça dele, chamam-se todas mamã. Assim como todas as crianças são “bebé” (mesmo que tenham o dobro do tamanho dele), todas as coisas grandes são papá (o popó papá, por exemplo) e as pequenas… bem, também são bebé (o popó bebé). O mais engraçado nisto tudo (not in a ha-ha way) é que nós nunca falamos com ele, nem nunca lhe ensinamos nada, por facilitismos ou linguagem gu-gu-da-da. Dizemos os nomes das coisas e falamos como adultos com uma criança – em Português corrente, com a simplicidade adequada. Mas enfim — são as associações que ele faz 🙂
    Mesmo não tendo tudo a ver com o teu post, pronto, fica a partilha 🙂

    Já sentia falta dos teus posts!

    • Queen of Hearts diz:

      *espécimes do género feminino com maminhas* porque algumas, mais novinhas, ainda se qualificam como “bebés”.

  4. Caco diz:

    Quantos meses tem? 🙂 Baby Caco ainda só diz mamã, mas parece-me que não identifica a palavra a mim, pois aplica o termo em várias ocasiões 🙂

Deixe uma Resposta

