a andar para trás 

A propósito da recente criminalização do piropo (com a qual concordo em pleno, faço já o disclaimer), lembrei-me de uma teoria sociológica de que me falou o meu pai há muitos anos e de que não cito o autor porque realmente desconheço. Dizia a tal que, quanto mais civilizada uma sociedade, menor a sua necessidade de leis e regras, porque maior é a sua capacidade de auto-regulação. Porque, depreendo eu, qualquer pessoa civilizada compreenderá a agressão de um piropo e, como tal, não o verbalizará.

Concordo, portanto, com a criminalização. Mas custa-me muito que seja necessária e o que diz de nós enquanto sociedade.

Advertisements

4 thoughts on “a andar para trás 

  1. É verdade e também me custa mas quero acreditar que mesmo assim é um andar para a frente.
    Há muitos anos atrás, a obrigatoriedade do cinto de segurança levou sobretudo ao recear da multa. Hoje há uma maior consciência da necessidade do mesmo, para nossa segurança, e certamente que se a lei deixasse de existir, o número de pessoas que utilizaria o cinto por iniciativa própria seria estrondosamente maior. Certas regras normalizam e até educam, quanto mais não seja por passarmos a falar, discutir e reflectir sobre as mesmas. Se poderia ser de maneira diferente em muitos outros temas, se poderíamos igualmente evoluir sem necessidade de se criarem leis? Possivelmente sim, lutemos por isso no tipo de educação que damos aos nossos filhos já que é aí que reside o poder de mudança, mas esperar que tudo surja de uma consciência colectiva, talvez seja utopia.
    Daqui por vários anos, mesmo com a existência da lei, os nossos filhos vão achar o piropo escandaloso, da mesma forma que nós hoje achamos a violência doméstica (enquanto os nossos avós seguiam mais o “entre marido e mulher não se mete a colher”). Os números ainda são assustadores mas já não está normalizado como esteve no passado e como ainda está o piropo.

  2. Anónimo diz:

    outro exemplo: a proibição de fumar em locais públicos fechados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: